•  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 15:00 - Salvador

Fala Sério apresentado por Salette Lemos tras até você entrevistas que abordam temas e situações comuns do dia-a-dia brasileiro, tendo os convidados cara a cara com Salette Lemos, considerada uma das melhores jornalistas brasileiras.

O assunto varia conforme o dia e o convidado: política, esporte, música, artes, comportamento, ciência, medicina, economia, tecnologia, entre outros.

Com um clima tranquilo e descontraído, o entrevistado sente-se à vontade para compartilhar suas ideias tornando o programa diferenciado e com mais espaço para opiniões que ajudam a informar melhor o telespectador.

Salette Lemos

Salete Lemos é uma jornalista brasileira que apresenta o CNT Jornal,e o programa Fala Sério.

Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e com especialização em macroeconomia, finanças, teoria econômica, comércio exterior e economia ambiental pela Fundação Getúlio Vargas, ela faz parte de uma geração de jornalistas que cresceu na mídia impressa antes de ingressar na televisão.

Episódios

Ernesto Lozardo

Data: 21/01/2013

Ildo Sauer

Data: 07/01/2013
Setor Elétrico
Ildo Sauer - professor IEE/USP


Vídeo

YouTube

Empreendorismo - Luiz Barretto

Data: 17/12/2012

luiz_barreto

EMPREENDEDORISMO É O TEMA DO FALA SÉRIO

O tema é sempre de interesse geral, ainda mais para quem se aventura no campo empresarial, quem deseja ter o próprio negócio e precisa saber como dar passos seguros. Assim, o Fala Sério desta segunda-feira aborda o Empreendedorismo, trazendo para falar sobre o assunto, o Presidente do SEBRAE, Luiz Barretto.

Um programa realmente imperdível!



Vídeo

YouTube

Maria Zanforlin

Data: 08/12/2012

Maria Zanforlin – A nova classe média



Vídeo

YouTube

Manuel Enriquez Garcia.

Data: 03/12/2012


Vídeo

YouTube

Vania Hungria

Data: 26/11/2012


Vídeo

YouTube

Evaldo Alves

Data: 12/11/2012

A reeleição de Barack Obama e os efeitos na economia mundial e o que as próximas decisões do líder norte-americano podem afetar a economia brasileira.

O Fala Sério desta segunda-feira recebe o economista Evaldo Alves, da Fundação Getúlio Vargas, para falar sobre este importante tema.



Vídeo

YouTube

Ricardo Amorim.

Data: 05/11/2012


Vídeo

YouTube

Samuel Pessoa.

Data: 29/10/2012


Vídeo

YouTube

José Roberto Savóia

Data: 22/10/2012


Vídeo

YouTube

Gustavo Dedivitis

Data: 08/10/2012

Gustavo Dedivitis: importação e protecionismo



Vídeo

YouTube

Roberto Vertamatti

Data: 01/10/2012


Vídeo

YouTube

Juros x Inflação

Data: 03/09/2012

Ricardo Amorim

Na noite desta segunda-feira (03/09), o Programa Fala Sério aborda um tema que interessa a você: Juros X Inflação.
Em tempo de crise financeira internacional e de um Brasil que caminha cuidadosamente neste terreno, é bom estar ligado em tudo o que diz respeito à nossa economia. Salette Lemos conversa com Ricardo Amorim, economista da Ricam Consultoria.

Alberto Carlos Almeida

Data: 20/08/2012

Carlos Alberto Almeida

A partir desta segunda-feira o Programa Fala Sério, com Salette Lemos está volta e como já é tradição, trazendo sempre temas polêmicos e de interesse geral.

No programa de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre o comportamento do eleitor brasileiro. Salette Lemos recebe o cientista político, Alberto Carlos Almeida, do Instituto Análise e autor do livro “A Cabeça do Eleitor”.



Vídeo

YouTube

Carlos Henrique de Almeida

Data: 25/06/2012

Levantamento da Serasa Experian mostra que a demanda pelo crédito não para de crescer no País. A alta foi de 14%, em maio, na comparação com abril. Isso sem contar os níveis de inadimplência e de endividamento do consumidor, que seguem em elevação. O mercado de trabalho continua aquecido e o salário em alta, então como explicar os atrasos e o não pagamento das dívidas? Inadimplência é tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o economista Carlos Henrique de Almeida, da Serasa Experian.

Rogério Souza

Data: 18/06/2012

PRODUTIVIDADE:  E EU COM ISSO?

A maioria dos brasileiros já deve ter ouvido falar em produtividade, principalmente  quando o assunto está relacionado ao crescimento econômico. O que pouca gente sabe é o papel da sociedade brasileira neste tema. Discutir questões relacionadas a produtividade não é privilégio de empresas e países bem sucedidos. É um desafio! Produtividade: e eu com isso? É o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o economista Rogério Souza, do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).



Vídeo

YouTube

Cláudio Felisoni

Data: 11/06/2012

A economia brasileira mudou muito nos últimos anos. A geração de empregos, a recuperação de renda e os programas sociais do governo federal inseriram no mercado de consumo mais de 40 milhões de brasileiros. O único problema é que grande parte ainda não está habituada a este novo cenário e aos desafios do consumo sustentável. Afinal, é possível mudar os hábitos e se tornar um consumidor consciente?  Consumo e investimentos no Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o economista Cláudio Felisoni.



Vídeo

YouTube

Sérgio Vale

Data: 04/06/2012

Com a menor taxa de juros da história, o Brasil se prepara para enfrentar novos desafios. Com mudanças importantes nas aplicações financeiras. Economia brasileira e a queda dos juros é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o economista Sérgio Vale, da MB Associados.



Vídeo

YouTube

José Pastore

Data: 28/05/2012

Sem educação não há salvação. Esse foi o caminho encontrado pelo governo dos Estados Unidos para minimizar os efeitos devastadores da depressão de 1929. Para ocupar a imensa massa de trabalhadores desempregados, o governo americano expandiu as bibliotecas públicas e criou bibliotecas circulantes para atender a população. O resultado todo mundo já conhece. E no Brasil? O cenário é de pleno emprego, mas faltam trabalhadores qualificados. Educação na superação de crises é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o sociólogo José Pastore, da Universidade de São Paulo.



Vídeo

YouTube

André Sacconato

Data: 21/05/2012

Na última semana, a cotação da moeda americana teve a maior valorização este ano: 7,12%. Ultrapassou R$ 2,00 pela primeira vez em três anos. A mudança no câmbio é suficiente para fortalecer a indústria? As oscilações da moeda americana podem pressionar a inflação e trazer prejuízos à economia brasileira? Valorização do Dólar é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o economista André Sacconato.



Vídeo

YouTube

Evaldo Alves

Data: 14/05/2012

Os desdobramentos da crise ainda prejudicam a economia europeia. As mudanças políticas obrigam os governantes a criar um novo modelo de gestão para o bloco. Europa: Presente e Futuro é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos conversa com o economista Evaldo Alves, professor da Fundação Getúlio Vargas.



Vídeo

YouTube

Roberto Troster

Data: 07/05/2012

O governo mudou o rendimento da caderneta de poupança para depósitos feitos a partir da última sexta-feira. A mudança começa a ser sentida quando a taxa básica de juros – Selic – chegar a 8,5% ao ano, ou menos. Nesse caso o rendimento passará a ser de 70%, mais a variação da Taxa Referencial (TR). Para entender as novas regras você não pode perder o Fala Sério desta segunda-feira: Mudanças na Caderneta de Poupança. Salette Lemos recebe o economista Roberto Troster.



Vídeo

YouTube

Gustavo Loyola

Data: 30/04/2012

A economia brasileira segue estável, gera oportunidades e novos desafios. Pleno emprego, crédito, endividamento, juros e inflação. Economia: Desafios e Oportunidades é  o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe Gustavo Loyola, doutorem economia pela Fundação GetúlioVargas e ex-presidente do Banco Central.



Vídeo

YouTube

Gustavo Cerbasi

Data: 23/04/2012

O brasileiro nos últimos anos vem se habituando com uma nova realidade: acesso ao crédito. Seja no cheque especial, crédito pessoal, aquisição de bens ou veículos, o trabalhador brasileiro nunca consumiu tanto. O gasto excessivo leva a um outro problema: inadimplência, que alcançou em fevereiro, de acordo com o divulgado pelo Banco Central, 7,6%. Agora, com a redução dos juros, de bancos públicos e privados, o brasileiro terá mais crédito disponível e barato. Sem aprender a ter uma relação mais saudável com o dinheiro ou a gastar seu salário de forma adequada. Educação Financeira é o tema do Fala Sério desta segunda-feira, que recebe o especialista em educação financeira, Gustavo Cerbasi.



Vídeo

YouTube

Alcides Leite

Data: 16/04/2012

O Brasil é o lugar mais caro do mundo para se fazer negócios. É o que mostra um estudo da KPMG, realizado em países emergentes, Rússia, Índia, China e México. O estudo confirma o que não é novidade para nós brasileiros. O país precisa mais que medidas de estímulo e reformas para crescer de forma sustentada. Porque é tão caro produzir no País? Brasil Maior é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o economista Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios.



Vídeo

YouTube

Hoel Sette Junior

Data: 02/04/2012


Vídeo

YouTube

A falta de combustível

Data: 26/03/2012

A falta de combustível provoca rombo de US$ 18 bilhões na balança comercial. Nos postos de todo país o preço do etanol já subiu 30%, desde o início ano. Falta gasolina em algumas distribuidoras, a Petrobras está importando gasolina e o Governo discute a redução do imposto cobrado sobre os combustíveis. Enquanto o preço do petróleo subiu 6%, em 30 dias, as ações preferenciais da Petrobras caíram 3,7%. Afinal o que esta acontecendo no setor de combustíveis?

Para saber se estamos próximos de um apagão no setor, Salette Lemos vai conversar com o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires.

Cristina Helena de Mello

Data: 05/03/2012

O setor de serviços tem sido o principal gerador de novos postos de trabalho. Nos últimos quatro anos, foi responsável por 43% das vagas criadas no país.

A participação do segmento no Produto Interno Bruto alcançou no terceiro trimestre do ano passado 65%, ou R$ 591,7 bilhões, de um total de R% 1,05 trilhão. Essa é uma tendência mundial, mas no caso do Brasil o crescimento pode ser prejudicado pela falta de estratégia, ausência de incentivos tributários e mão de obra escassa.

O setor de serviços é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe a economista Cristina Helena de Mello, professora de macroeconomia do curso de administração de empresas da ESPM.



Vídeo

YouTube

Alberto Carlos Almeida

Data: 27/02/2012

Já pensou em pagar menos imposto e consumir ainda mais? Essa tese  vem ganhando força no Brasil.

O país não oferece boa saúde, nem educação e transporte adequado para a população, que deveriam ser garantidos em contrapartida ao que pagamos em impostos.

O brasileiro paga, em média, 50% de imposto sobre tudo que consome, seja na conta de luz ou nas compras de supermercado. O que você faria se os impostos diminuíssem? Não perca o Fala Sério da próxima segunda-feira. Salette Lemos recebe o sociólogo Alberto Carlos Almeida, do Instituto Análise.



Vídeo

YouTube

Ioga

Data: 20/02/2012

Ioga é um conceito que se refere as tradicionais disciplinas mentais e físicas relacionadas com as práticas meditativas. Acredita-se que ela tenha surgido há cerca de 5 mil anos na região onde está localizada, hoje, a Índia. A ioga, reconhecida com uma filosofia de vida, agora está conquistando respeito também da medicina e surge com mais uma terapia complementar para o tratamento de doenças como o câncer, obesidade, dor crônica, doenças cardíacas e respiratórias. Ioga é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o educador físico da Universidade de São Paulo, Marcos Rojo.

Milton Kashiwakura

Data: 13/02/2012

Na última edição do Campus Party, os campuseiros tiveram acesso a uma conexão de 20 Gbps (gibabits por segundo). Isso mesmo! Conexão 20 mil vezes mais rápida que a proposta do Plano Nacional de Banda Larga de 1 Mbps (megabits por segundo), que pretende garantir o acesso à internet a todos os brasileiros. Quem paga quer um bom serviço, mas muitas vezes as prestadoras não garantem qualidade. O que fazer para melhorar a banda larga no Brasil, que ainda está atrás de países como Haiti, Etiópia e Paquistão. Internet é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe Milton Kashiwakura, diretor de Projetos do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).



Vídeo

YouTube

Júlio Gomes de Almeida

Data: 06/02/2012

Há 30 anos a participação da indústria no produto interno bruto chegava a 30%, mas com o crescimento de 0,3% registrado no ano passado a fração do setor nas riquezas produzidas no país deve ficar menor. A queda de produção foi influenciada por uma série de fatores, como a perda da competitividade frente aos bens importados e um câmbio valorizado. É bom lembrar, que no pós-crise, em 2009, aqueda do setor foi grande, 7,5%, mas em 2010 recuperou-se crescendo 10,5%. O país está a caminho da desindustrialização ou ainda é cedo para fazer essa afirmação? Indústria Brasileira é tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o economista, Júlio Gomes de Almeida, do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI)



Vídeo

YouTube

Manuel Enriquez Garcia

Data: 30/01/2012

Novos modelos de desenvolvimento econômico e social.O desafio que tomou conta do  Fórum Econômico Mundial, em Davos, é tema do Fala Serio desta segunda feira.O Brasil que ocupou lugar de destaque nas discussões do fórum,não esta imune a crise e deve prestar sua colaboração. Salette Lemos recebe o presidente da Ordem dos Economistas do Brasil e do Conselho Regional de Economia-SP, Manuel Enriquez Garcia.



Vídeo

YouTube

Fábio Gallo

Data: 23/01/2012

Uma pesquisa realizada entre os países de economia emergente – Índia, China, Rússia, Brasil, Arábia Saudita, Egito e Indonésia – mostra que o brasileiro, apesar do aumento de renda, não adquiriu o hábito de poupar. Aliás, no Brasil a prioridade pelo consumo tem alto índice em todas as faixas de renda. Quer aprender como poupar? Saber onde investir as sobras de orçamento neste ano de 2012? Acompanhe o Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o professor de Finanças, Fábio Gallo, da Fundação Getúlio Vargas.



Vídeo

YouTube

Renato Meirelles

Data: 16/01/2012

A expansão da Classe C não tem hora para acabar, em 2011 eles já representavam 53,9% da população ou 102 milhões de brasileiros. Há 10 anos eram 65 milhões.  A nova classe média reúne famílias com renda  média de 2.295 reais. A classe C cresceu em ritmo acelerado e mudou, na última década, a estrutura social do país. Classe C – 10 anos é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o sócio-diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles.



Vídeo

YouTube

Antonio de Padua Rodrigues

Data: 09/01/2012


Vídeo

YouTube

Bruno Caetano

Data: 02/01/2012

É impossível negar a importância das micro e pequenas empresas para a economia brasileira. O segmento corresponde a 99% das empresas do país, é responsável por quase dois terços dos empregos e por 20 por cento do PIB brasileiro. De 2000 a 2010, as micro e pequenas empresas foram criaram mais de 6 milhões de postos de trabalho. O setor ainda tem dificuldade para reter talentos, mas a diferença do salário médio pagos pelos negócios de pequeno porte está diminuindo, em relação às grandes empresas. Empreendedorismo é o tema do Fala Sério desta segunda-feira, que recebe o superintendente do Sebrae São Paulo, Bruno Caetano.



Vídeo

YouTube

Ioga

Data: 26/12/2011

Ioga é um conceito que se refere as tradicionais disciplinas mentais e físicas relacionadas com as práticas meditativas. Acredita-se que ela tenha surgido há cerca de 5 mil anos na região onde está localizada, hoje, a Índia. A ioga, reconhecida com uma filosofia de vida, agora está conquistando respeito também da medicina e surge com mais uma terapia complementar para o tratamento de doenças como o câncer, obesidade, dor crônica, doenças cardíacas e respiratórias. Ioga é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o educador físico da Universidade de São Paulo, Marcos Rojo.

Marcos Rojo

Data: 26/12/2011


Vídeo

YouTube

Maurício Morgado

Data: 19/12/2011

O consumo das famílias brasileiras, que representa 60% do PIB, caiu no terceiro trimestre. Mesmo assim o varejo, responsável por  15% do PIB e por 15% dos empregos do país, está confiante e projeta um crescimento entre 6 e 7% para este ano. Com o 13º salário, vão ser injetados cerca de R$ 118 bilhões na economia.

As vendas do setor, impulsionadas pela redução do IPI, devem crescer nos últimos dois meses de 2011.
Comércio varejista é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o professor Maurício Morgado, pesquisador de mercadologia da Fundação Getúlio Vargas.



Vídeo

YouTube

Paulo Francini

Data: 12/12/2011


Vídeo

YouTube

Emprego e benefícios sociais

Data: 12/12/2011

A economia segue aquecida e quem tem emprego movimenta o mercado interno. Mesmo no terceiro trimestre, com a economia estagnada e crescimento zero do PIB,  o emprego esteve em alta. De julho a setembro foram criadas 540.087 vagas, 26% dos empregos gerados nos primeiros nove meses do ano. O emprego formal no país oferece aos trabalhadores uma série de benefícios sociais, fundo de garantia, férias, 13º salário, seguro desemprego e aviso prévio. Agora de até 90 dias. Emprego e benefícios sociais vão ser discutidos no Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe Paulo Francini, diretor Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da FIESP.

Evaldo Alves.

Data: 05/12/2011

A crise européia ainda é uma sequência da crise que atingiu os mercados, há três anos. A má administração dos governos da Zona do Euro levou ao acúmulo de dívidas públicas e a drásticos cortes fiscais. Dos 17 membros da União Européia, cinco tiveram as notas de risco rebaixadas.

Crise do Euro é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o professor de economia global da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Evaldo Alves.



Vídeo

YouTube

Ricardo Ghelman

Data: 28/11/2011

Consultas periódicas e ações preventivas ajudam a ter boa saúde. Mas apenas isso não é suficiente, pelo menos é o que defende a medicina antroposófica, que leva em consideração todas as fases de desenvolvimento do indivíduo, um olhar diferenciado ao paciente e à saúde como um todo. O que a medicina antroposófica pode fazer por sua saúde? É o que você vai saber no Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos conversa com o médico Ricardo Ghelman, Coordenador do Núcleo de Medicina Antroposófica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 



Vídeo

YouTube

Riscos da radiação

Data: 21/11/2011

O risco da radiação provocada por telefone celular volta a ser discutido, depois de  Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentar estudo afirmando que o uso do aparelho pode causar câncer no cérebro. Afinal, a radiação pode ser um risco à saúde?

Radiação é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe a física Kellen Curci Daros, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Crise X Bancos

Data: 14/11/2011

Economia é hoje um dos assuntos de maior atenção em todo o mundo eno Brasil nãoseria diferente. Consumo, inflação, alta e queda nos juros e crise econômica mundial. No Brasil,de um lado a produção, o consumo e a busca de receita. Do outro, o momento ideal para saldar dívidas e se livrar dos juros altíssimos que incidem nas operações financeiras.

O Fala Sério desta segunda-feira tem como convidado o economista-chefe da Febraban, Rubens Sardenberg que vai falar sobre o tema Crise versus Bancos. Imperdível!!!

Mulheres classe “C”

Data: 07/11/2011

De dona de casa a dona da casa. Este é novo perfil das  mulheres da nova classe média, um universo de 31 milhões de pessoas que ascenderam de classe nos últimos anos. Elas decidem o que será consumido pela família e tem grande poder de decisão. As mulheres da classe C são o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos conversa com  Wagner Sarnelli, sócio-diretor do Instituto Data Popular.

 

Ricardo Loureiro

Data: 31/10/2011


Vídeo

YouTube

Marcelo Neri

Data: 24/10/2011


Vídeo

YouTube

Ricardo Amorim

Data: 17/10/2011


Vídeo

YouTube

Paulo Skaf

Data: 10/10/2011


Vídeo

YouTube

Roberto Luis Troster

Data: 03/10/2011


Vídeo

YouTube

Renan Bueno Ferraciolli

Data: 26/09/2011

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) existe há 21 anos para dar amparo legal aos consumidores e oferecer mais qualidade nas relações de consumo do cidadão.
Apesar de estimular o respeito e a proteção do consumidor, na prática muitas vezes isso não acontece.

O positivo desta relação é que o brasileiro, a cada ano, vem se conscientizando mais  sobre seus direitos e principalmente dos deveres de quem lhe vende um  produto ou presta serviço.

Qualidade e consumo é tema do Fala Sério da  próxima segunda-feira. Salette Lemos recebe o diretor de fiscalização do  Procon-SP,Renan Bueno Ferraciolli.



Vídeo

YouTube

Roberto Abdenur

Data: 19/09/2011

A economia subterrânea ou informal é um fenômeno antigo e surgiu em  paralelo com a formação do Estado e necessidade da tributação. Driblar  impostos é a principal razão, mas não a única, de a economia informal  continuar ganhando espaço no País. A atividade subterrânea é parte  significativa da economia, mas sua participação no Produto Interno Bruto  (PIB), tem caído ao longo dos últimos anos. Em2003, aparticipação era  de 21% do PIB. Nesta última pesquisa, ela registrou 18,3%. Mesmo assim  ao longo do ano passado a informalidade movimentou R$ 663,4 bilhões.

Economia subterrânea é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette  Lemos recebe o presidente executivo do Instituto Brasileiro de Ética  Concorrencial – ETCO – Roberto Abdenur.

 



Vídeo

YouTube

Sérgio Miguel de Souza

Data: 12/09/2011


Vídeo

YouTube

Cristiane Oliveira

Data: 29/08/2011

Cristiane Vieira

Data: 29/08/2011

Cristiane Vieira



Vídeo

YouTube

Claudio Gandelman

Data: 22/08/2011

Uma pesquisa realizada em 19 países mostra que um em cada três internautas veem a internet como um bom lugar para encontrar um relacionamento. E você, já pensou em encontrar um namorado ou namorada na web?

Pode até ser divertido, mas nem todos que disponibilizam um perfil nos sites de relacionamento contam a verdade. Mulheres podem parecer mais jovens e os homensbem mais bonitos.O que o usuário deve lembrar  é que existe muita gente mal intencionada na rede. Paquera virtual é o tema do Fala Sério desta segunda-feira.

Salette Lemos recebe o presidente do site Par Perfeito, Cláudio Gandelman.



Vídeo

YouTube

Jose Roberto Mendonca de Barros

Data: 15/08/2011

Analistas defendem que o atual cenário econômico mundial pode esfriar a demanda interna. A queda no consumo e a crise nos outros países afetam diretamente nossas exportações, principalmente as commodities. Nesta semana, a queda da Bovespa mostrou a força dos produtos brasileiros no mercado financeiro. Por outro lado, a queda de preços no mercado internacional pode contribuir para a queda da inflação no Brasil. Commodities é tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe José Roberto Mendonça de Barros, economista da MB Associados.

 



Vídeo

YouTube

Raphael Martello

Data: 08/08/2011

Mercado global está tenso. Na União Européia a dúvida paira sobre a Itália e Espanha, que ainda não ofereceram garantias, de que podem honrar seus compromissos com a dívida. Apesar do acordo sobre o teto da dívida nos Estados Unidos, a maior economia mundial não dá sinais que voltará a crescer rapidamente. Economia global é o tema do Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos recebe o economista Raphael Martello para falar sobre os desafios das principais economias e o que fazer para evitar uma nova crise econômica.



Vídeo

YouTube

André Franco Montoro Filho

Data: 01/08/2011

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES – é uma empresa pública federal. Uma instituição financeira, que oferece financiamentos de longo prazo para setores como agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, para micro,  pequenas e médias empresas. Ao longo de 2010, os empréstimos concedidos pelo BNDES atingiram R$ 168,4 bilhões e de janeiro a maio, deste ano, os financiamentos já somam R$ 43,5 bilhões. Alguns especialistas criticam a atuação do BNDES, que favorece as grandes empresas e a formação de conglomerados, em vez de financiar projetos de infraestrutura. Afinal, qual deve ser o papel do BNDES? Essa resposta você vai conferir no Fala Sério desta segunda-feira. Salette Lemos conversa com o economista André Franco Montoro Filho.

 



Vídeo

YouTube

Alexandrina Meleiro

Data: 18/07/2011


Vídeo

YouTube

Felipe Salto

Data: 11/07/2011

Indústria em recuperação, recorde na criação de empregos. O Brasil deve crescer cerca de 6% neste ano. Os investimentos devem aumentar em 20%. Mas, não estamos só vivendo um momento de bons números. Os preços estão subindo. É o que mostra a inflação, que só cresce há três meses. Aliás, a taxa já é a maior desde 2003. Afinal, o crescimento econômico no Brasil é sustentável? Esse é o tema do Fala Sério da próxima segunda-feira, que recebe Felipe Salto, economista da consultoria Tendências e  Sílvio Campos Neto, economista-chefe do Banco Schahin.



Vídeo

YouTube

Rubens Barbosa

Data: 04/07/2011


Vídeo

YouTube

Dr.Antonio Pacileo

Data: 27/06/2011


Vídeo

YouTube

Marcelo Furtado

Data: 20/06/2011

O projeto do novo Código Florestal foi aprovado pela Câmara dos Deputados e está sendo discutido pelo Senado. Pesquisa do Datafolha aponta que a sociedade não aprova o projeto. Perguntados se o novo texto deveria anistiar de multa quem desmatou e desobrigar o infrator de recuperar a área degradada, 79% dos brasileiros responderam que são contra. A pesquisa foi encomendada por ONGs ambientalistas para saber o que o brasileiro pensa sobre a reforma do Código Florestal. Tema que Salette Lemos vai discutir nesta segunda-feira, com o diretor-executivo do Greenpeace, Marcelo Furtado, e o especialista em Direito Ambiental, Francisco Carneiro de Souza.



Vídeo

YouTube

Samuel Pessoa

Data: 13/06/2011

Economia desafios do crescimento.O Produto Interno Bruto, no primeiro trimestre do ano, confirma que o país continua crescendo e a desaceleração do consumo pode contribuir para que o Banco Central consiga manter a meta de inflação projetada para 2012, em 4,5%. Especialistas econômicos alertam que o governo ainda precisa de mais medidas para controlar a alta de preços e a valorização do real. Uma das saídas é o aumento da carga tributária. Quem defende a idéia é o economista Samuel Pessôa,da Tendências – Consultoria Econômica, que Salette Lemos recebe nesta segunda-feira, no programa Fala Sério.



Vídeo

YouTube

Luciano Ducci

Data: 06/06/2011

Recentemente vimos a Câmara dos Deputados aprovar um projeto equivocado e atrasado do novo Código Florestal. A aprovação colocao Brasil nacontramão da preservação do meio ambiente, mas isso não significa que tudo esteja perdido.

A presidente Dilma Roussef solicitou um prazo de 180 dias para que o Senado analise a nova lei florestal. É necessário fortalecer as iniciativas previstas na lei, que ofereçam aos brasileiros melhor convivência entre progresso, desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Prova disso é encontrada nacidade de Curitiba, capital do Paraná, que no ano passado foi eleita acidade mais sustentável domundo, principalmente pela qualidade de gestão pública.

Para falar sobre planejamento urbano, transporte público, lixo e ocupação do solo, Salette Lemos conversa com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.



Vídeo

YouTube

José Luiz Tejon

Data: 30/05/2011

O Brasil denunciaa miséria e elabora políticas para combater a pobreza, direta ou indiretamente. Na contramão, o país está impulsionando o mercado de itens de luxo. Só no ano passado as empresas do segmento faturaram R$ 7,5 bilhões – 20%a mais queem 2009. O luxo na verdade é um lixo… denunciamos alguns de nós na década de 80, sem compreender de fato o que é ter luxo. Seria o desnecessário, o desperdício, a ausência de responsabilidade social ou a negação da sustentabilidade? Para falar sobre o luxo, Salette Lemos vai conversar com o professor de pós-graduação da FGV e gestor de pós-graduação da ESPM, José Luiz Tejon.



Vídeo

YouTube

Humberto Viana

Data: 23/05/2011

Goldenberg Almeida

Data: 23/05/2011


Vídeo

YouTube

Lais Fontenelle

Data: 16/05/2011

Crianças! Meninas de cinco anos já estão usando o primeiro sutiã. Unhas pintadas, batom, cabelos bem penteados e até salto alto. Bem diferente de 15 anos atrás, quando muitas delas ainda disputavam uma boneca. Hoje disputam o melhor repertório musical no Iphone. Cheias de vontade e conectadas, as crianças mais parecem mulheres em miniatura. Para saber o que está acontecendo com nossas crianças e de onde surgiu a onda da adultização infantil, vamos conversar com Lais Fontenelle, coordenadora do Instituto Alana, organização sem fins lucrativos, que cuida do direito das crianças e dos adolescentes e suas relações de consumo.



Vídeo

YouTube

Evaldo Alves

Data: 09/05/2011

Os países emergentes, como Brasil, China e Índia, estão ganhando cada vez mais espaço no mercado internacional. As diferenças entre eles ficam mais evidentes quando o assunto é a competitividade. Como concorrer com os preços baixos da produção chinesa ou a tecnologia eficiente da Índia? Para saber o caminho queo Brasil precisapercorrer para entrar nesta disputa, Salette Lemos vai conversar com o economista da Fundação Getúlio Vargas, Evaldo Alves.



Vídeo

YouTube

Adriano Pires

Data: 02/05/2011

A falta de combustível provoca rombo de US$ 18 bilhões na balança comercial. Nos postos de todo país o preço do etanol já subiu 30%, desde o início ano. Falta gasolina em algumas distribuidoras, a Petrobras está importando gasolina e o Governo discute a redução do imposto cobrado sobre os combustíveis. Enquanto o preço do petróleo subiu 6%, em 30 dias, as ações preferenciais da Petrobras caíram 3,7%. Afinal o que esta acontecendo no setor de combustíveis?

Para saber se estamos próximos de um apagão no setor, Salette Lemos vai conversar com o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires.



Vídeo

YouTube

Gilmar Masiero

Data: 18/04/2011

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, mas é também uma ameaça à indústria brasileira, que reclama de concorrência predatória.

Com mão de obra barata, a China é o país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes, mas tem reduzida faixa etária jovem, resultado, em parte, da “política do filho único” adotada pelo país.

Parceira do Brasil no bloco  dos emergentes Brics, a China parece não ter limites para o crescimento de sua economia e produção industrial.

A  presidente Dilma Roussef  visitou o país, em busca de maiores acordos comerciais. A relação Brasil-China é o tema do Fala Sério.

Salette Lemos recebe o professor Gilmar Masiero, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.



Vídeo

YouTube

Heron do Carmo

Data: 04/04/2011


Vídeo

YouTube

Michel Alaby

Data: 28/03/2011


Vídeo

YouTube

Tarcísio Souza Santos

Data: 21/03/2011

O terremoto no Japão não foi apenas uma tragédia humana. Já está mexendo também na economia do mundo inteiro. Terceira maior potência do planeta, o Japão é um dos maiores importadores de minério de ferro e outras commodities.

O preço do petróleo disparou. Reflexo da crise política nos países do oriente médio, principalmente na Líbia. Além disso, você tem Espanha sendo rebaixada na classificação da Moody’s.

E a Espanha não é a única a ter problemas. Irlanda, Grécia, Portugal… estão na corda bamba.

O que está acontecendo com a economia mundial? Poderemos enfrentar uma nova crise? E como fica o Brasil no meio dessa turbulência. Esse é o tema do Fala Sério que entrevista  o economista, Tarcísio Souza Santos, professor da FAAP.

Tharcísio Souza Santos

Data: 21/03/2011


Vídeo

YouTube

Paula Aguiar

Data: 14/03/2011


Vídeo

YouTube

Hélio Mattar

Data: 28/02/2011


Vídeo

YouTube

Rita de Cássia Oliveira

Data: 21/02/2011

Os filhos estão ficando cada vez mais sem limites. Hoje, os adolescentes mandam os pais calarem a boca.

Meninas iniciam a vida sexual com 13, 14 anos. Sem qualquer compromisso ético e moral.

Uma geração compulsiva: come demais, bebe demais e se considera dona da verdade. Os jovens acham que sabem tudo!

É a chamada “Geração sem Limites”.

Tema do Fala Sério desta segunda-feira, que recebe a antropóloga Rita de Cássia Oliveira.



Vídeo

YouTube

Renato Meirelles

Data: 14/02/2011

A retomada do crescimento econômico, a geração de emprego e a recuperação de crédito fizeram com que surgissem consumidores com características muito particulares. Que  em nada se parecem com hábitos e costumes de consumidores de maior poder aquisitivo ou mais tradicionais.

A abordagem também é diferente. Tudo isso para não causar constrangimentos ou intimidação.

A questão agora é saber se a indústria, comércio e serviços estão preparados para o atendimento deste novo consumidor.

É o que vamos saber nesta segunda-feira no Fala Sério na entrevista com o  diretor do Instituto Data-Popular, Renato Meirelles.



Vídeo

YouTube

Ricardo Czapski

Data: 07/02/2011


Vídeo

YouTube

Ricardo Toledo Santos Filho

Data: 31/01/2011

Prisão temporária, especial, preventiva, andamento de processos, procedimento e impunidade.

Senhores delegados, advogados, juízes e Ministério Público vamos tratar do novo código de processo penal.

Tema do Fala Sério desta segunda-feira.”

 



Vídeo

YouTube

Márcio Pochamann

Data: 24/01/2011


Vídeo

YouTube

Carla Garcia

Data: 10/01/2011

Na medida em que o tempo avança e a mulher vai ganhando destaque nas mais diferentes atuações do mercado, uma nova  visão se abre para as possibilidades outrora inimagináveis para o então chamado “sexo frágil”.

O Fala Sério desta segunda-feira vai abrir seu espaço para o tema do momento: A Mulher é o novo Homem?

Nem bem o mundo descobriu a mulher no seu universo e já as estão tratando como novo homem. Será mesmo verdade?

Você não pode perder esta edição do Fala Sério que conta com a participação da cientista social Carla Garcia.



Vídeo

YouTube

Antonio Corrêa de Lacerda

Data: 03/01/2011


Vídeo

YouTube

14 respostas para “Fala Sério”

  1. Aristóteles de Aleluia Júnior disse:

    Muito boa a entrevista com o representante da Única – União da Indústria da Cana-de-açúcar. Que tal ouvir também o outro lado, isto é, as pessoas do governo responsáveis por política energética? Daria um debate bem interessante. Assim como convidar professores universitários, profissionais que militam com outras fontes geradoras de energia. Só uma coisa: com relação a dúvida “por que Belo Monte se com o bagaço da cana teríamos 4x a energia de Belo Monte”, há que se considerar que a queima desse material lançaria toneladas de CO2 na atmosfera. Em tempos de procura de soluções para diminuir o efeito estufa, não seria uma coisa muito legal de se fazer, não?

    Um abraço!
    Aristóteles de Aleluia Júnior

  2. Grimald J alves disse:

    BOA NOITE SALETE MUITO BOM EO SEU PROGRAMA,O QUE VC DISSE E VERDADE OS GOVERNANTES AINDA NAO ACORDARM,PARA ESSA FONTE DE ENERGIA LIMPA E MUITO BARATA.
    SOU DE SAO PAULO E TENHO UMA FAZENDA NO SUL DO PARÁ, ESTAVA REUNIDO COM O VICE PRESIDENTE DO SINDICATO DOS PECUARISTAS DE REDENÇAO E COMENTEI COM ELE,NOS PODIAMOS DIVERCIFICAR PCUARIA E CANA P PRUDUÇAO DE ALCOOL,ELE ME DISSE QUE JA HAVIA FEITO UM PROJETO A MAIS DE 2 ANOS E ATE HOJE NAO SAIU A LICENÇA AMBIENTAL N OBTEVE NEM RESPOSTA
    ATT. ALVES

  3. eduardo pereira disse:

    Sou do Rio de janeiro e assiti nesta segunda dia 13/02/2012 o programa sobre a conexão de internet no país.Foi muito bom esclarecer e também fiquei espantado em saber que temos 200 empresas que são provedoras de internet no pais e que 90% do mercado estão nas mãos somente de 6 destas 200 e foi bom saber também sobre a frequancia de internet do vizinho que se eles estiverem usando a mesma frrequancia e uinternet pode ficart mais lenta.Muito esclarecedor parabéns sallete e toda a produção da cnt

  4. Miller disse:

    Salete Lemos, excelente bate-papo… Com Dr. Alcides… Gosteis de rever esse programa…

  5. Karla disse:

    Boa noite! O programa Fala Sério apresentado pela Salette Lemos é realmente um rpograma muito bom, no qual ela e os entrevistados abordam os temas de maneira facil e simples que todos podem entender, gosto muito quando falam de economia e mercado financeiro visto que atuo nesta área, Salette você esta de parabéns!!! sucesso

  6. Lucia Regina disse:

    Boa noite.Venho por meio dessa agradecer a quase todas as entrevistas,realizada pela senhora.Posso chama-la de amiga? pois quase toda noite está em minha casa.Com certeza voce é uma profissional de primeira,excelente,por isso mesmo com sono,voce sempre acaba me despertando e lá estou eu assistindo…é um jornal esclarecido,sempre alcançando o seu objetivo.Eu gostaria de um dia poder conhece-la pessoalmente,com um pouco de receio,pois a senhora dá medo(srsrs),brincadeirinha.Que Deus abençoe sempre,muita paz e saúde aos seus,e novamente meus parabéns.

  7. Mizael Evangelista da Hora disse:

    Teu programa é formidável, acho que deveria ter uma televisão em cada sala na faculdade de Economia, Administração e de Direito, deveria ser material obrigatório para estudo.
    Meus parabéns Salette Lemos, a televisão Brasileira só tem a ganhar.

    Deus te abençoe!

    Mizael Evangelista

  8. Valmar Sena disse:

    Cara Salete Lemos, o programa hoje foi para min, literalmente “sensacional”…não tenho outra palavra, convidar Ricardo Amorim e um “Strike” de primeira… parabéns, parabéns, torço por uma 2º edição e Globo libera o Ricardo Amorim…kkkkkkk…abraços, Bom Trabalho.

  9. Jane Cortes disse:

    Gostaria de parabenizar, você Salette Lemos pelo excelente programa,que ao contrário de alguns levar de fato informação ao povo,informação que vem de modo simples,e o mais importante conseguimos entender a respeito.
    O programa de ontem 03/09/2012,foi uma verdadeira aula de economia.
    PARABÉNS!!!

  10. Apresentado pela excelente jornalista SALETE LEMOS, o programa FALA SÉRIO entrevistou o economista RICARDO AMORIM sobre juros x inflação, o que foi de altíssimo nível até para leigos.
    A parte que tocou sobre o desenvolvimento da CHINA x BRASIL, que com o menor juros da história não consegue deslanchar. O recente reajuste aos servidores públicos x aposentados da Previdência Social e, para completar a desenfreada corrupção no País, que ao ano dá prejuízo equivalente a 2% do PIB.

  11. Paula C. F disse:

    To assistindo o programa do dia 1/10 – taxa de juros. Esse programa é um serviço de utilidade publica. Este é o terceiro programa que estou vendo, o terceiro de muitos. Fala dos temas com clareza e responsabilidade, não faz o telespectador de idiota. Parabéns pelo programa. Vi aqui na página de vcs que tem todos os programas, e farei questão de assistir a todos!

  12. Isleide disse:

    Salete lemos,você é uma gracinha,como gosto do seu trabalho!
    Salete gostaria de assistir uma entrevista se é permitido a Bancos Financeiras ligarem para aposentados e pensionistas do INSS, oferecendo empréstimos, varias vezes ao dia.
    Um certo Banco, fez sem eu solicitar um empréstimo pelo INSS, sem minha assinatura. Coloquei na justiça, e foi cancelado.
    Obrigada Salete, um abraço!

Deixe uma resposta